Phermad

Fernando Madeira assina sob pseudónimo de Phermad, e desenvolve os mais diversos projectos nas áreas de ilustração, bd, storyboard, animação, design, fotografia e vídeo.
Tem uma colaboração editorial diversa, com especial destaque para: jornal Público, Diário de Notícias, Algarve Região, Barlavento, o Canudo, Mundo Universitário; as revistas Adbusters, TVmais, Cais, CheckSound, BDjornal; os fanzines Voyager, Murmúrios das Profundezas, V-Ludo, Bizarro, Espaço Marginal, Cindy, Cyber Extractus, Dragão Quântico; edições online Algorritmo, Domestika, St.Art, Humus, Georden, TonsDeAzul, e muitos outros projectos de participação colectiva.
Vários prémios e distinções em concursos nacionais e internacionais de bd, cartoon, ilustração, animação e design gráfico. Trabalhos de cartoon e caricatura selecionados para catálogos e participação em diversas exposições individuais e colectivas.
Director e impulsionador do “Terminal Studios” núcleo de bd e animação do Algarve. Um colectivo informal que desde 1998 espalha a mensagem da nona arte nas escolas, mercados, praças, avenidas, ruas e ruelas. Organização de festivais, exposições, mostras, ateliers, edição de fanzines e sessões de terapia para autores bd anónimos.
Editor dos fanzines “Terminal” e “24h volta a Portugal em BD”.
Como autor e leitor de bd gosta essencialmente de esboçar, criar personagens, ambientes, e sempre que possível arte-finalizar. Podes acompanhar o seu trabalho em www.phermad.com.
Fernando Madeira é o autor da história “Sinais” do primeiro volume de Apocryphus.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *